Jung-se

Home > Blog

  • Todos
  • Blog
  • Produção Acadêmica
  • Uncategorized
Análise para quê? Análise para quem?

É comum que alguém que nunca tenha passado por um processo de psicoterapia se pergunte qual o sentido de expor sua vida pessoal e compartilhar suas questões mais íntimas com um desconhecido. É comum também a ideia de que só quem busca um psicoterapeuta é “maluco” e, portanto, se você não se considera “maluco”, a terapia, naturalmente, passa a não ser uma opção para você.

O que a sua angústia está querendo dizer?

Como vocês sabem, minha clínica é baseada na Psicologia Analítica de C. G. Jung e vamos falar ainda muito dele neste espaço. Mas não só dele. Isso quer dizer que por aqui não temos preconceitos nem limitações. Sempre que um pensador da Psicologia, da Filosofia, da História, da Antropologia, etc, me trouxer uma base teórica que ajude a compreender o dia a dia, o “chão da vida”, vou chamá-lo para…

Meu filho, você não me deve nada

No livro O desenvolvimento da personalidade, que faz parte das obras completas de Jung, ele diz que o que atua psiquicamente de modo mais intenso sobre a criança é a vida que os pais e os antepassados não viveram. Ou seja, sempre que o indivíduo se obriga ou é obrigado, consciente ou inconscientemente, a viver a vida não vivida dos pais e de outras pessoas importantes para ele na sua…

Positividade tóxica e desconexão com a alma

A presente monografia aborda os efeitos do fenômeno contemporâneo coletivo da positividade tóxica sobre o sujeito e indaga se podem tornar-se obstáculos ao processo de individuação. A partir de conceitos e definições da estrutura da psique, sob o ponto de vista da teoria junguiana, o trabalho tem como objetivo verificar se os valores nos quais se baseia a positividade tóxica podem abalar o eixo ego-Self, limitando o potencial do indivíduo…

Amanda de Aragão Pinheiro

Sou especialista em Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP) e analista em formação pelo Centro de Estudos Junguianos Analistas Associados (CEJAA). Sou também pós-graduada em Gestão Emocional nas Organizações (Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein | Santa Barbara Institute of Counciousness Studies) e sou certificada como instrutora profissional de Mindfulness para o protocolo MBHP/Mindfulness-Based Heath Promotion (Mente Aberta Mindfulness Brasil).

Artigo Publicado no Cejaa

O FENÔMENO CONTEMPORÂNEO DA POSITIVIDADE TÓXICA E A (DES) CONEXÃO COM A ALMA

Categorias